Artigos por Antonio Carlos - ESCOLHA O MÊS DA PUBLICAÇÃO

segunda-feira, 21 de março de 2011

A Estagnação dos Centros Espíritas

É muito preocupante o rumo que está sendo dado ao Espiritismo. Inúmeros Centros Espíritas estão ditando normas e regulamentos que mais parecem administrados por empresários do que por homens e mulheres incumbidos de tornar aquele espaço físico em um balneário consolador aos nossos irmãos encarnados e desencarnados em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estas instituições estão deixando de ser espíritas e se tornando materialistas, onde a vaidade e o orgulho imperam sobre a ótica do bom senso e da caridade, onde estatutos e regulamentos estão acima da maior lei."Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo".
          A codificação de Kardec completou 150 anos em 2007, e vemos ainda Casas Espíritas pautando sua conduta pedagógica e mediúnica apenas e fielmente nos ensinamentos de 1847 sem torná-las como base no desenvolvimento intelectual e cientifico que se procedeu. E o pior, criando dogmas e paradigmas não condizentes com a doutrina. Verdadeiros legados do "achismo" derramam suas pseudas filosofias criando sistematicamente um papado espiritual totalmente em sentido contrário ao que nos orientou Allan Kardec.
         Quantos irmãos espirituais através da psicografia, nos presentearam com inúmeras obras literárias, abrindo novos horizontes de pesquisas e observações, quantos conceitos antigos foram por água abaixo principalmente na área da ciência, como, por exemplo, a física quântica, onde Capra, na década de 80 fala sobre o Ponto de Mutação, demonstrando que houve uma mudança de paradigma em relação à menor partícula da matéria, ao longo do século vinte, seguindo a linha de Einstein e outros estudiosos.
De fato, a molécula, tida como indivisível na teoria cartesiana e newtoniana, pode adquirir formas de ondas e luz, isso se aplicando também ao pensamento, embora em outra dimensão, que não deixa de ser matéria, e que reflete no campo da saúde física e mental. A visão holística no que se refere à cura física, mental e espiritual já conclamada pelos amigos espirituais como Manoel P. Miranda, Joseph Gleber entre outros e já com inúmeros adeptos na medicina e na psicologia da Terra. A psicanálise através da TVP (Terapia de vidas Passadas), vem pesquisando e em pouco tempo derrubará certos preceitos sobre o umbral e o tratamento de desobsessão.
O que assevera o Codificador no capitulo XVIII item 9 do Evangelho Segundo o Espiritismo quando alerta as instituições para que estejam edificadas sobre a rocha que suporta o vento das renovações e o rio do progresso. Quando se volta para o futuro, assume-se a atitude estratégica que visa médios e longos prazos. Adotando postura pró-ativa em substituição da posição reativa, busca-se a ação edificadora de um porvir promissor. Porque, temos de manter uma instituição capaz de responder à mudança, a fim de assegurar a sua própria renovação permanente.
         Não existe espiritismo sem ciência, o que nos foi permitido saber a 150 anos atrás era o que poderíamos compreender e o passo inicial da necessidade da mudança comportamental, da mudança do corpo mental, rasgando o véu e nos preparando para o desenvolvimento cientifico que estaria por vir e nos traria as benesses para o físico e para o espírito.
O que se vê são verdadeiros feudos espirituais onde os que não pensam como eles ou não seguem suas cartilhas estão sujeitos ao isolamento de toda ordem, caindo na censura maledicente de irmãos que como Cristãos esquecem dos princípios fundamentais da conduta de um espírita; Caridade, fraternidade, benevolência e indulgência.
    Allan Kardec nos afirma em Obras Póstumas - Constituição do Espiritismo - Item VI "Que o Espiritismo é uma questão de fundo; prender-se à forma seria puerilidade indigna da grandeza do assunto. Daí vem que os centros que se acharem penetrados do verdadeiro espírito do Espiritismo deverão estender as mãos uns aos outros, fraternalmente, e unir-se para combater os inimigos comuns: a incredulidade e o fanatismo".
Vamos reflexionar, seguirmos as orientações de nosso mestre Allan Kardec, fincado sobre todos os ensinamentos de nosso irmão maior Jesus, façamos do espiritismo uma escola de conduta moral, de caridade e de fé, fazendo uma avaliação interpessoal para que possamos detectar nossos principais vícios morais abstendo assim quaisquer atitudes pessoais o que certamente nos levará a derrocada total.
     "Para bem conhecer uma coisa é preciso tudo ver, tudo aprofundar, comparar todas as opiniões, ouvir os prós e os contras". Allan Kardec Revista Espírita - Setembro de 1866.

Nenhum comentário:

Postar um comentário