Artigos por Antonio Carlos - ESCOLHA O MÊS DA PUBLICAÇÃO

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Invigilantes Irmãos de Caminhadas


Escutamos muito falar que adentramos a uma Casa Espírita por duas razões; uma pelo amor, outra pela dor. Não podemos olvidar de mais outras tantas razões que fazem pessoas passar a freqüentar a Doutrina.
        Tenho deparado freqüentemente com pessoas curiosas, outras orgulhosas por demais que contestam tudo e a todos, não formam uma base sólida de argumentos contraditórios ao Espiritismo, ou a quem a ele se dedica com empenho e boa vontade, mas mesmo assim contestam, criticam e ajuízam fundamentados tão somente no achismo e num processo de alto-defesa de mentes, ainda enfermiças, que buscam no ataque aos seus irmãos, mecanismos interiores para camuflarem a falta de força de vontade para aprimorar-se ainda nesta existência, seu lado moral e intelectual.
        Infelizmente isso também se dá a irmãos que embora freqüentem já ha algum tempo um Centro Espírita, estudam, trabalham, participam, mas se mantém untados ao personalismo, ao egoísmo, preocupados somente com seu “eu”, a grande chaga da moral humana. Não há como nos modificarmos, modificarmos o ser humano se não desenvolvermos o altruísmo, e os Espíritas se quiserem realmente ser espíritas não podem fugir a esta regra.
        Jesus nos ensinou “Amai-vos e instrui-vos”. Amar por ser a condição da Lei. Instruir para termos condições de discernimento para avaliarmos e conduzirmos da melhor forma possível os momentos de alegrias e vicissitudes que a vida nos impõe. O Mestre também nos orientou “Orai e vigiai”. Orar, elo entre nós e a Divindade, momento impar entre a criatura e seu Criador. Vigiar, estar atento a todas as armadilhas de nossas mentes ainda viciosas impulsionando a criatura ao erro e consequentemente a falência moral. Na maioria das vezes estes dois pequenos ensinamentos não são absorvidos pelos irmãos de caminhada que fogem das responsabilidades ao primeiro sinal de desajustes físicos, psíquicos ou materiais com sigo ou com familiares.
Deus é amor e não desampara aquele que com fé e resignação, abrindo mão do seu egoísmo, apascenta seu rebanho. Lembram-se do que disse Jesus a Pedro quando o perguntou, Pedro tu me amas? Ele respondeu “Tu sabes que eu te amo Senhor”. Ele voltou a perguntar. Pedro tu me amas? Ele novamente respondeu “Tu sabes que eu te amo Senhor”. E pela terceira vez Jesus perguntou. Pedro tu me amas? Ele, já aos prantos entendendo a lição do Cristo respondeu “Tu sabes que eu te amo Senhor. Ou quando chamou o mancebo rico conclamando-o a doar tudo o que tinha e segui-lo? Qual seria a intenção de Jesus realmente a não ser de conduzir-nos a fé e a esperança. Ao nos direcionar a termos boa vontade em seguir seus ensinamentos. E só refletir.
        Entre os que também procuram uma Casa Espírita são os “desmanchadores”. São irmãos encarnados que ajudam os Espíritos inferiores a encerra-lhes as atividades, ou então, a estacionarem pelo tempo a fora. São esses os “desmanchadores”, encarnados, que colaboram por falta de compreensão dos deveres de fraternidade, preceituados no Evangelho, com os desencarnados, que organizados no Espaço, assediam os núcleos espíritas de esclarecimento. “ORAI E VIGIAI”.  (vide Estudando a Mediunidade de Martins Peralva).
        Outro tipo de Espíritas são os ortodoxos onde o amor ao próximo e a caridade, estão relegadas a interpretações pessoais e egoístas. Onde os falsos profetas e os hipócritas usam as Casas Espíritas para mascarar, escamotear muitas das vezes suas personalidades doentias e ali provocarem todos os tipos de conflitos. O lugar dessas pessoas é no Centro Espírita sim, mas temos que tomar cuidados para identificarmos e alocarmos esses irmãos nos lugares certos.
Mais é bom deixar claro que a base é e sempre será da codificação. As regras de segurança esta na codificação, o caminho da renovação individual e coletiva está na codificação. Não podemos confundir “ter uma visão futurista do espiritismo mais liberal” com mistificação, inovações e formulas mágicas. Pois não existe. Apenas a reformulação moral, vencer a más tendências a cada nova reencarnação é o nosso objetivo
Sejamos vigilantes em nossa caminhada, pois a senda do desequilíbrio se abre, larga e sedutoramente, ao Espírita encarnado que entroniza, no altar do coração invigilante, a imponente figura de Sua Majestade O EGOISMO.


Por Antonio Carlos Oliveira

5 comentários:

  1. Estou com o coraçao transbordando "ALEGRIA" em ler seu texto amigo querido.
    Ja li muitas formas e interpretaçoes sobre o "que é ser espirita",e o que leva ás criaturas aos centros espiritas...mas,vc definiu com maestria tudo!Tudo depende de cada um de nós para "melhorarmos...crescermos espiritualmente...vivenciarmos o amor ao próximo nas nossas açoes...etc"...e,sabe o que,nesses quase 31 anos de vivencia em centros espiritas de vários Estados,o que observo amigo?Muitas adentram na casa em busca de socorro para seus sofrimentos,sejam eles quais forem...e,qdo Deus "concede" a graça, essas mesmas criaturas "ESQUECEM"...nao sabem ser "AGRADECIDAS" ao pai pela "obra restaurada,ou seja,o equilibrio de suas vidas novamente! E,se afastam do verdadeiro proposito espirita! Mas,sabe aquele ditado bem popular que diz "agua mole em pedra dura tanto bate até que fura " ,w assim será com essas criaturas que ainda nao aprenderam o verdadeiro valor do AMOR DE DOAÇAO! Parabens pela materia,espetacular! abço fraterno

    ResponderExcluir
  2. Aquele que deseja desempenhar algum papel na Casa Espírita, em nome da caridade, deve se compenetrar que aqueles que procuram ajuda não são pessoas fáceis de lidar,na realidade são pessoas problemáticas e que precisam da orientação e da paciência dos que os "acolhem". Devem abrir mão do preconceito e não tratar com discriminação aquele que precisa de ajuda e tampouco ser omisso no momento em que deveria ser desprendido(a).Não basta ser espírita, é necessário, antes de tudo, ser cristão. Se dizer espírita, evangélico, católico, etc, não dá àquele que se denomina de tal forma, a característica de verdadeiro cristão. Somos seres imperfeitos e devemos nos esforçar em nos tornarmos melhores, independente de seita ou religião. É claro que frequentar uma casa espírita, nos trará meios de tomarmos conhecimento das leis de Deus de uma forma como nunca vi igual. Mas é imprescindível a busca da reforma íntima, tão difícil de se realizar, pois não queremos abrir mão dos nossos vícios e prazeres. Não adianta entrar para o espiritismo, mas o espiritismo não entrar em nós, em forma de mudança de atitudes errôneas para atitudes melhores, em prol do próximo e de nós mesmos. Que a paz do nosso Senhor JESUS CRISTO esteja com todos.

    ResponderExcluir
  3. O Natal é o calor que volta ao coração das pessoas,
    a generosidade de compartilhá-la com outros e a esperança de seguir adiante.
    Que a paz e a compreensão reinem em nossos corações neste Natal
    Com todo carinho te deixando meus votos de Um Feliz Natal para você familia e amigos.
    Beijos no coração .

    ResponderExcluir
  4. Bom texto.Vim do face para conhecer o blog.Parabéns pelo trabalho de divulgação.Convido-o para conhecer meu blog espírita:http://rumoslibertadores.blogspot.com
    Vou seguir aqui.Bjs na alma.

    ResponderExcluir